sexta-feira, outubro 30, 2015

Portugal é para quem pode, e não para quem quer



Tomar a decisão de sair de Portugal para trabalhar deveria ser uma escolha, não uma necessidade.

Dizer adeus à família, aos programas com os amigos, aos sabores a que nos habituámos desde sempre, aos fins de tarde na esplanada, ao faduncho improvisado na esquina do bairro, às casas de banho com bidé, para eventualmente descansar na possibilidade de um futuro financeiro mais sustentável, é uma troca que acarreta riscos e arrependimentos.

Esta emigração recente não é semelhante à das décadas de 70 e 80. Eu não fui "empurrado" para fora de Portugal com uma mala de cartão e 10kg de bacalhau lá dentro. Consciente das opções disponíveis, preferi dizer adeus aos sites de emprego e experimentar viver a vida sem ter de contar tostões ao fim do mês. Como eu, muitos tomam a mesma opção diariamente, e invariavelmente, muitos não têm outra escolha. Tantos, que os números são agora suficientemente esmagadores para não passarem despercebidos: cerca de 10.000 saem todos os meses de Portugal para arriscarem um futuro melhor noutro sítio qualquer.

Para um país de dimensões reduzidas como o nosso, o volume e regularidade deste êxodo (maioritariamente) jovem deveriam ser motivo de preocupação e mobilização da opinião pública para uma reflexão séria, que urge sobretudo pelo agravamento da idade média da nossa população: Portugal é já o 6º país mais velho do Mundo (!), e com tendência para piorar.

No entanto esta reflexão não parece estar na agenda política dos próximos tempos. Outros interesses contaminam o espectro analítico da sociedade lusitana, e enquanto isso, pisgam-se mais uns quantos milhares de pós-graduados (sem regresso agendado), para tristeza de muitos pais. Portugal vai tornar-se, a curto/médio-prazo, um país de pensionistas abandonados cuja maior despesa vai ser a taxa de roaming usada para matarem saudades dos netos que nem falam a mesma língua. O positivo desta história é que no próximo Festival da Eurovisão, vamos finalmente ter mais pontos do estrangeiro e sair da zona de despromoção.

Sem comentários: