domingo, setembro 09, 2012

Adeusinho

 
Chego a Portugal depois de uma viagem relâmpago ao Reino Unido, e descubro agora que o Primeiro-Ministro aproveitou-se da situação para anunciar, nas minhas costas, novas medidas de austeridade. Aparentemente, também nas costas do Tribunal Constitucional.

Tenho que rever o conceito Segurança Social, pois erroneamente julgava que o dinheiro que me saía mensalmente do bolso para pagar a minha reforma não seria usado pelo Governo para pagar as despesas do Estado. Aumenta 60% o desconto para a Segurança Social (de 11% para 18%), dinheiro esse que aparentemente vai para os cofres do Estado, e eu pergunto: esse dinheiro não é meu? Para cada acção há uma reacção, e 2ª feira estarei nos Gabinetes da Segurança Social para acabar com esta palhaçada. Prefiro guardar o dinheiro no colchão.

Pela primeira vez desde que foi criado, o salário mínimo vai descer. É bem provável que haja igualmente alterações nos escalões de IRS. Grande bónus para uma das empresas que mais facturou este ano, e que vai aumentar o preço dos combustíveis na próxima semana. E isto tudo sob a lógica de “criação de empregos”. Para um senhor que aconselhou os jovens a saírem do país, e para os desempregados verem a sua situação como uma oportunidade única, acho que "Emprego" não é um tema em que procure conselhos dele.

O Sr. Pedro Passos Coelho  veio-se queixar no Facebook de ter sido um dos discursos mais ingratos que um Primeiro-Ministro pode fazer, como se não tivesse tido opção para implementar estas medidas. E que faz isto para que os filhos dele não precisem de fazer tantos sacrifícios. Pobres miúdos, quando crescerem imagino os sacrifícios a que serão sujeitos enquanto Presidentes de uma Fundação/Empresa qualquer...

Sr. Silva e Sr. Primeiro-Ministro, graças a vocês e ao vosso neoliberalismo vou-me por a andar deste país. Apanhar no lombo não faz parte da minha lista de actividades, e visto que não vejo os portugueses a organizarem uma resposta a esta situação, opto por sobreviver noutro lugar.

Até nunca.

2 comentários:

Clinica Estetica Cordoba disse...

Um artigo muito interessante! obrigado pelas informações

Cabeleireiros India disse...

Parabens pelo artigo, gostei muito de ler.
Ficamos 'a espera de mais.