segunda-feira, maio 14, 2012

As contas do Europeu

O Euro-2012 está aí a chegar. O povo esquece a crise pára os olhos no ecrã para ver os seus ídolos jogarem 3 jogos.

A convocatória divulgada esta noite, por Paulo Bento, revela algumas surpresas mas, acima de tudo, uma certeza: esta não é a melhor selecção portuguesa neste momento.

Não nos esqueçamos de como estava a nossa Selecção antes da sua chegada, também conhecida como “A balbúrdia do Queiroz”. Não nos esqueçamos igualmente que tanto no Sporting como na Selecção, o feitio de Paulo Bento leva-o a afastar jogadores do núcleo em que se insere.

O Tiago, o Paulo Ferreira, o Simão e o Deco renunciaram à Selecção, o Bosingwa e o Ricardo Carvalho nunca mais voltarão (dado a que o contracto de Paulo Bento foi renovado). Perdemos muito valor.

A questão que se prende é: levará o Seleccionador Nacional os jogadores em quem tem mais confiança, ou os melhores de Portugal? Não há quaisquer dúvidas: ele prefere os que conhece.

Senão, como justificar a inclusão de Eduardo e Ruben Micael, suplentes pouco utilizados nos seus respectivos clubes? E como é possível não convocar Hugo Viana? Um dos melhores do nosso campeonato a jogar naquela posição, se calhar uma posição que até faz falta no onze nacional, negligenciando o seu valor? Guarda-Redes: Beto, Rui Patrício e Eduardo. Belo suplente.

Defesas: Bruno Alves, Fábio Coentrão e Pepe (Real Madrid) – incontestáveis. João Pereira (bom a atacar, péssimo a defender, e com um feitiozinho… ui!), Rolando (parece-me que é convocado por jogar onde joga, mas entendo), Ricardo Costa e Miguel Lopes (nomes que se aceitam pela suposta polivalência). O meu problema é que com o Pepe e B. Alves a titulares, é provável que tenhamos os dois amarelados e suspensos muito rapidamente. Haverá centrais que cheguem? Carriço, Sílvio, Nuno André Coelho, Nélson, Duda (porque é que desapareceu subitamente?) e Nunes (sim, esse mesmo) também poderiam ter sido opções.

Médios: João Moutinho , Raul Meireles e Miguel Veloso (indiscutíveis); Carlos Martins (terá ele "cabeça" para jogar no Mundial, estando o filho dele numa fase crítica do tratamento?) e Custódio são nomes que não contesto. Mas o Rúben Micael é o caso mais vergonhoso desta convocatória. Aqui está o exemplo de um suplente de uma equipa medíocre com lugar nos 23 melhores de Portugal. Encontro pelo menos 4 médios que preferia ter na Selecção: Hugo Viana (obviamente), Manuel Fernandes, Adrien Silva ou André Santos.

Avançados: Cristiano Ronaldo e Nani são incontestáveis. Todos os outros são discutíveis, a meu ver. Hélder Postiga é igualmente suplente num clube medíocre, o Hugo Almeida é inconstante, o Nélson Oliveira é um miúdo de valor mas pouco rodado, o Quaresma já não joga bem na Selecção há uns valentes anos e o Varela é um jogador habituado a ser suplente, e sem grande mérito nesta época.

Se se convoca o Nélson Oliveira por ser uma promessa (pois jogar ele também não tem jogado muito), bem podia também ter chamado o Hélder Barbosa ou o Hugo Vieira. Eu preferia estes dois ao Quaresma. E quanto a avançados há mais quatro nomes que eu sei serem controversos: Nuno Gomes, João Tomás, Vaz Tê e Liedson.

Não acho que haja nenhum avançado em Portugal que faça o que o Nuno Gomes faz, mesmo que seja por poucos minutos. João Tomás é constantemente o melhor marcador português do nosso campeonato, e nunca foi reconhecido. Vaz Tê fez uma época impecável no West Ham, e Liedson… enfim, Liedson é um enigma. Não gosto de estrangeiros na selecção, mas percebo que fosse o melhor avançado que tínhamos quando foi convocado pela 1ª vez. Saiu do SCP e foi para o Brasil, e continuou a marcar golos, mas foi esquecido da convocatória. É melhor do que alguns que ali estão? É.

Na fase de qualificação fomos superados pela Dinamarca, também nossa adversária no grupo do Europeu. As outras duas selecções são a 2ª e 3ª classificadas no último Mundial, a Holanda (4ª ranking FIFA) e a Alemanha (2ª ranking FIFA). Não auguro nada de positivo para nós, e é só por isso que acho que o Paulo Bento deveria ter inventado mais. Porque quando perder, poderia dizer "Eu estou é a preparar uma selecção de futuro".