segunda-feira, maio 24, 2010

O karaoke está de luto

Houve uma altura na minha vida em que "saídas à noite" significava ir a casas de karaoke e cantar as músicas mais estapafúrdias que estivessem no cardápio. Divertíamo-nos à grande!


Por norma cantam-se as músicas do costume. Jardins Proibidos, Angels, Chamar a Música, Black, Lusitana Paixão, etc. Eu, por norma, escolhia as músicas de olhos fechados. E depois era tentar acertar no ritmo. O que levava a muitas gargalhadas, principalmente de quem nos ouvia. Quem não se divertia muito era o senhor do karaoke (é sempre um homem). Tenho esta ideia que há muitos cantores frustrados que arriscam tudo em bares deste género, e os piores de todos são mesmo os que ficam encarregues do karaoke. Por isso, verem alguém subir ao palco só para se divertir, parodiando a música que aparece nos ecrans, é heresia! Não não não!, o objectivo é mostrar que temos uma boa voz, e esperar que haja alguém no bar que também ache que temos uma boa voz, e que tenha influência no mundo musical para apostar em nós. Pooooooooooois...

Eu fazia a festa, atirava os foguetes e apanhava as canas sempre que pegava no microgaitas. E como o senhor do karaoke não era fã deste tipo de actuações, fixava o nome nos papelinhos e começou a rejeitar as subidas ao palco para este tipo de actuações. Daí eu começar a usar pseudónimos, e deste modo ele só sabia quem vinha cantar mesmo quando eu me estava a aproximar do microfone, não podendo desta feita rejeitar a minha actuação.

Entre actuações, o homem do karaoke também cantava. E a minha experiência em vários bares de karaoke é que há um cantor predilecto para esta gente.


Beto. Esse ícone da música ligeira.

Não minto quando digo que por alturas pensei que era o mesmo homem do karaoke em vários bares diferentes, porque eram sempre as músicas do Beto que eram escolhidas para serem cantadas. Independentemente do homem, independentemente do bar, o Beto é o cantor de eleição para todos os frustrados musicais que adquirem um equipamento de karaoke para mostrar o seu talento vocal.

E hoje o Beto morreu, e o Mundo do Karaoke está de luto.

Por isso sugiro que em sua homenagem, preservemos esta ideia que temos dele, e evitemos cantar as suas músicas durante uns anos. Eu diria cerca de 50 anos. O povo agradece, e com certeza o Beto também.

Sem comentários: