sexta-feira, março 23, 2007

Como disse?

O ministro da Economia, Manuel Pinho, sobejamente conhecido pelas suas declarações pouco controversas, conseguiu uma vez mais surpreender o país, ao criar a marca "ALLGARVE".
Para facilitar.

Quem não gostou foi Mendes Bota, deputado social-democrata, que pediu ao Governo que suspendesse temporariamente esta campanha promocional.


Mendes Boot
Segundo ele, é essencial que se encontre «um título que reponha a dignidade e o respeito pelo nome da região». «Não necessitamos do abcesso inglês "all" para designar todo o Algarve», justificou assim o deputado algarvio, defendendo a preservação da língua portuguesa, e manifestando o receio que, doravante, a região passe a ser conhecida por "Allgarve".

E ontem foi à Assembleia da República dizer isto mesmo.

Respondeu-lhe um qualquer deputado socialista, esgrimindo argumentos, pá, aborrecidos!

Mendes Bota voltou à carga: «O meu caro colega pelo menos foi honesto. Quando interviu disse que tinha chegado a meio do meu discurso, e como tal perdeu a essência do que eu estava verdadeiramente a dizer.»

O assunto parecia sarado. Mas quando a Assembleia já se preparava para seguir com a ordem dos trabalhos daquele dia, precipitando-se para mais um assunto de igual relevância para o país, eis que um outro deputado socialista, refundido nas últimas filas, pede a palavra.

«Caro deputado Mendes Bota: para quem defende a língua e cultura portuguesa, queira saber que na sua intervenção disse "interviu". "Intervir" segue a conjugação do verbo do qual deriva, isto é, conjuga-se como "Vir", que é um verbo irregular. Como tal, o Pretérito Perfeito do Indicativo do verbo "Intervir" conjuga-se, na 3ª pessoa do singular, dizendo "ele interveio", e não "ele interviu".»


Ui! Um raspanete dado para toda a gente ver na TV!
Alguém devia prestar mais atenção ao "Cuidado com a Língua"!
(ou, numa lógica à Manuel Pinho, "Watch out with the Tongue!")

Sem comentários: