A expectativa em torno do programa era grande, e no entanto não foi suficientemente cativante para me prender ao canal. Zappei pela Fox, pelas SportTv, e sempre que regressava ao debate da estação pública ficava com vontade de não ter regressado. Até que veio à baila o nome de Salazar. E aí sim!, a coisa animou.
Deveria este homem figurar na lista dos Grandes Portugueses? A Joana Amaral Dias achava importante discutir-se este nome, não fosse a nova geração esquecer o que foi o combate pela liberdade. O Professor (respeitinho é muito bonito) José Hermano Saraiva salientava que o Professor (a história do respeitinho outra vez) Dr. António de Oliveira Salazar morreu na miséria. E a coisa durou, e durou...
A plateia também insistou na mesma tecla. E a apresentadora animadíssima, alimentava-se da discussão para interromper todo e qualquer convidado, chegando até (na maioria das vezes) a completar raciocínios que, (também na maioria das vezes) foram mal completados.
Ora num país onde as pessoas morrem afogadas em casa devido às cheias, a populaça engalfinha-se por causa do Sássá?
Está bem.. houve muita gente que sofreu às suas custas, e houve também quem morresse por causa dele, mas então não era ele um grande benfiquista?!
O homem morreu! Deixá-lo estar em paz (ou onde quer que esteja)!Eu sinceramente esperava uma discussão com outro nível, e creio que o povo português também. Nisso, fomos defraudados, visto que esperava algo do género "O meu grande português é melhor que o teu, porque tinha uma espada buéda grande e andou à porrada com a mãe!", e alguém respondia "Ó sô Dout... Ai é? Ai é?! O Senhor Doutor acha mesmo? O meu lançou-se ao mar e deu cabo do Amadeustor.. er... Adarmestor.. er... desse coiso! Pa Pum! Então e agora, hã? O Senhor Doutor fica-se?"
Afinal de contas, a grande discussão foi acerca do Sr. Prof. Dr. ditador. E para mim, bastava que alguém tirasse um sapato e o arremessasse à cabeça da Maria Elisa para obter o meu voto... fosse ou não português!
7 comentários:
Não esquecer a falta de verniz da Odetezinha, a seca da Aninhas e a boca grande da Elisinha que fazia a pergunta e dava a resposta. Não esperava que Salazar ganhasse por tanto, e por acaso estava sempre à espera que a partir do 10º ele aparecesse, mas demorou. Foi Ditador? Talvez. Há muitos contadores de histórias e de História e nem todas as versões se encontram nos livros. :)
"Foi Ditador? Talvez."
A malta que esteve no Tarrafal e que foi torturada pela PIDE também ainda não percebeu bem se o Salazar foi ditador. Talvez... Mas é melhor não escreverem livros sobre isso.
Muita da malta que foi torturada pela PIDE no Tarrafal votou no 2º Maior Português de sempre.
Já escreveram n livros e aparecem na televisão. "Outros" foram para o estrangeiro... e foram Presidentes da República... :)
Gostos (sim, gostos) não se discutem.
De facto gostos não se discutem... Eu confesso que acho piada à ideia de me reunir com mais do que 2 amigos sem isso ser considerada uma manifestação... Assim como acho piada a ter um blog sem ter um lápis azul a censurá-lo... Mas isso sou eu que se calhar tenho "gostos" esquisitos...
Mas quem é que está a falar de gostos? Os meios não justificam os fins, e o Salazar além de forjar eleições, levou à morte e tortura de muito português!!! Isto se se considerar sadismo "gosto"!!!
Enviar um comentário