sábado, setembro 02, 2006

A Ciência avança

Ontem a revista científica Science publicou os resultados de um estudo feito a 17 doentes que sofriam de melanoma numa fase avançada, e sem qualquer hipótese de cura através das terapias convencionais. A sua esperança de vida, ao iniciarem este estudo de terapia genética, era de apenas seis meses. Os tumores de dois dos doentes entraram em remissão, e desapareceram, sendo os pacientes declarados livres da doença ao fim de um ano e meio. Nos outros 15 pacientes, a inoculação com os linfócitos T manipulados geneticamente, resultou num enxerto duradouro, com níveis que ultrapassaram os 10% de linfócitos no sangue periférico. Óptimas notícias, mas mesmo assim ainda temos que esperar pelos resultados definitivos deste estudo.

Mas a meu ver, uma das notícias mais relevantes dos últimos meses, foi a doação de 30 mil milhões de dólares (!!!), por parte de Warren Buffett (o 2º homem mais rico do Mundo) à Fundação Bill e Melinda Gates.


Filantropistas

Esta Fundação já mostrou o seu potencial, quando em 2004 financiou um ensaio clínico em Moçambique (conduzido pelo cientista espanhol Pedro Alonso) que deixou a comunidade científica boquiaberta: em duas mil crianças vacinadas contra a malária, com idades entre 1 e 4 anos, 58% escaparam aos episódios mais graves da doença, e um terço delas nem a chegou a contrair. Esta vacinação consiste em 3 doses, mas pensa-se que num futuro bem próximo, se consiga concentrar a vacina numa só dose, e permitir desta maneira torná-la mais barata e acessível aos países menos desenvolvidos, onde esta epidemia leva 40% do orçamento da saúde, e mata 1 a 3 milhões de crianças/ano. Ficou assim provado que o dinheiro, aliado à boa vontade, consegue mesmo mudar o rumo dos acontecimentos. E espero que esta filantropia-mania seja contagiosa!

1 comentário:

Mike disse...

Amigo Carlos, é só para te avisar que alguém conseguiu a tua password para o blog.
Dá claramente para ver que a conversa mudou drasticamente de um indiano com dois "baralhos" para um assunto sério e que infelizmente não é seguido com atenção pelas pessoas que o deviam fazer...
Para que assuntos com relevância não voltem a apartecer no teu blog, peço-te que tomes as devidas medidas para acabar com o reinado este hacker!