sexta-feira, fevereiro 18, 2005

Eu estava em casa, sossegado a ver o Jerónimo de Sousa a exprimir-se como se estivesse a recuperar de uma laringotomia, quando ao folhear a correspondência encontrei uma carta sem remetente, que dizia apenas: SE NÃO COSTUMA VOTAR, LEIA ESTA CARTA. Naturalmente, deitei-a fora. E enquanto assistia ao debate marcado pelo semblante carregado de Paulo Portas, e pela gravata preta de Pedro Santana Lopes (tremendamente desgastados pelo súbito falecimento da Irmã Lúcia, anunciando que as suas campanhas iriam respeitar dois dias de paragem), fiquei com uma vontade irresistível de passar o dia 20 de Fevereiro a dormitar no conforto do meu lar. Graças ao botão MUTE do meu comando de televisão, todos os candidatos me soavam um pouco a Jerónimo de Sousa, e assim tive mais tempo para dar atenção às palavras “LEIA ESTA CARTA... LEIA ESTA CARTAAAAAA...”. E fiz o erro de a abrir. E já agora, de a ler.
E eu não me ria assim há já algum tempo (desde que o ex-ministro Fernando Negrão, cabeça de lista do PSD por Setúbal, tentou angariar votos com os feirantes na Feira de Azeitão, e deu de caras com um que tinha sido mandado prender por ele). Neste elaborado documento, que por momentos julguei ter sido entregue na morada errada, houve frases a reter:

Não pare de ler esta carta. (Ok...) Se o fizer, fará o mesmo que o PR fez a Portugal, ao interromper um conjunto de medidas que beneficiavam os portugueses e as portuguesas. (Jorge Sampaio, ao ler uma carta sem remetente, parou a meio prejudicando assim conscientemente o país e os seus habitantes? Mau mau...)

Só com o seu voto será possível prosseguir as políticas que favorecem os que menos ganham e que exigem mais dos que mais têm e mais recebem.
(ora aqui está o primeiro exemplo de que esta carta não estava destinada a ser lida por mim: eu sou daqueles que é prejudicado com a continuação das políticas que favorecem os que menos ganham!)

Você não costuma votar, e não é por acaso.
(se estou a ler esta carta, é porque você deve ter razão! Bolas!, como é que descobriram? Estou a ser filmado? É para os apanhados?)

Afastou-se pelas mesmas razões que eles nos querem afastar.
(eles quem? Há mais do que um?)

E quem são eles?
(Ah!, boa. Agora sim meus amigos, chegou a hora da verdade...)

Alguns poderosos a quem interessa que tudo fique na mesma.
(HUM?! Tudo na mesma significa... os mesmos gajos a governar o país? O Benfica sem ganhar o campeonato? Explique-se!)

Incluindo a velha maneira de fazer política.
(aaaaaaaah!!.. eu conheço esta... é aquela velha maneira de que faziam parte o Álvaro Cunhal, o Mário Soares, o Sá Carneiro e o Freitas do Amaral, tudo gajos sem credibilidade nenhuma, que passavam o tempo todo em insinuações manhosas sobre a sexualidade alheia...)
Foto tirada a um cartaz, em frente ao Corte Inglês

Eles acham que eu sou de fora do sistema que eles querem manter (influências do Dias da Cunha). Já pensou bem nisso? (não, a sério que não, mas vou tentar nos próximos 3 segundos...)

Provavelmente nós temos algo em comum: não nos damos bem com este sistema.
(vão ser todos apanhados no Apito Dourado pá! Confia em mim!)

Tenho defeitos como todos os seres humanos, mas conhece algum político em Portugal que eles tratem tão mal como a mim?
(coitadito... Lembrei-me agora que Ana Manso, candidata do PSD pela Guarda, que já tinha sido responsável nas últimas europeias por declarações sobre os defeitos físicos de Sousa Franco, terá dito agora, na apresentação que o partido organizou num bar da Guarda, que alguns “pegam por trás”. Se as consequências destas declarações forem as mesmas, teremos um primeiro-ministro a título póstumo)
Ana Manso

Também o tratam mal a si. Já somos vários. (pelas minhas contas, somos dois...)

Ajude-me a fazer-lhes frente.
(qual pega de caras! FAz-me lembrar a camarada Carmelinda)



Desta vez, venha votar. É um favor que lhe peço! (podes crer que vou! E depois vou-to cobrar, com juros!)


A carta estava assinada por Pedro Santana Lopes, esse brincalhão que tinha dito que ia desistir da política por causa do Big Show SIC. O rapaz tem jeito... (prá paródia, se é que me faço entender!).

2 comentários:

Anónimo disse...

Também recebi essa carta em casa. Que palhaçada...

Anónimo disse...

Se o Socrates é Gay ou não, não sei, o que eu sei é que ele é muito bonito e isso a mim já me chega. Em relação à Carta senti-me mesmo discriminado por não a ter recebido - vá lá que a publicaram no jornal. Isto tudo para te dizer que descobri na internet uns blogues muito giros, que deves ir ver:
http://www.vossodudu.blogspot.com
http://www.acatapulta.blogspot.com
http://www.omontedomangano.blogspot.com
http://www.lindonazonarules.blogspot.com (este último é mais ao teu estilo)
beijinhos