quinta-feira, dezembro 22, 2011

Violência SIM!

Eu sou um grande adepto da violência no desporto. E não falo dos desportos de luta.

A meu ver, a violência é por si só um espectáculo dentro do próprio espectáculo. E para quem pagou bilhete, ainda melhor.

Hoje (ou melhor, ontem) à noite jogaram para a Taça da Holanda o Ajax contra o AZ Alkmaar, num jogo que terminou antecipadamente para desagrado de muita gente.

O guarda-redes do AZ Alkmaar, Esteban Alvarado, foi confrontado a meio do jogo por um adepto do Ajax que invadiu o campo para o agredir. Até aqui tudo bem.

No entanto o adepto gastou o fôlego na sua incursão, levando a que fosse facilmente derrubado por um guarda-redes algo surpreendido mas que, por sinal, não era tanso. E já que o agressor estava no chão, "espera aí que já vais ver o que é bom pra tosse"... PIMBA!, pontapé no adepto!

O
 árbitro entrou então em acção, e previsivelmente expulsou o adepto. Ah!, espera, foi ao contrário. Expulsou o Esteban Alvarado.

A sensação geral foi que o juiz da partida acreditou tratar-se de Roberto, ex n.º12 do Benfica, e portanto não tinha nada que se defender – tinha era que apanhar e pouco barulho! Mas não. O árbitro veio a público justificar-se, dizendo que se decidiu pela admoestação com o cartão vermelho pois «embora entendesse que o guarda-redes se defendesse, não havia necessidade de continuar a agredir o adepto enquanto este estava no chão.» Deveria ter acrescentado que todos os homens têm um botão on-off para a testosterona e para a adrenalina, e que o Esteban não o usou.

Para culminar, a besta do treinador do AZ Alkmaar não gostou nem da tentativa de agressão do adepto nem da decisão do árbitro, e surpreendentemente mandou os seus jogadores retirarem-se do terreno de jogo, terminando precocemente a partida.

Em nota de rodapé, refiro apenas que Pinto da Costa já entrou em contacto com o adepto para dar uns toques ao Gaitán...

Sem comentários: