terça-feira, outubro 05, 2010

O 5 de Outubro afinal dá para os 2 lados!!



Eu não sou bem republicano, mas de certeza que não sou monárquico.

A monarquia para mim está como uma tatuagem: se gostamos, é impecável e dura uma vida. Se o "amor de mãe" não for tudo aquilo que estávamos à espera, temos que a gramar até ao fim dos nossos dias. Com a pequena diferença que, nesta ardilosa comparação, a tatuagem me seria imposta, gostasse ou não.

Não sou fã dos reis, das princesas, nem dos casamentos reais. E é esse o motivo pelo qual não ostento autocolantes com o brasão real, nem pins do D. Sancho II, nem bandeiras a dizer "Olivença é nossa", nem o camandro. Mas há, nesta conjunctura, uma faceta da monarquia que me convenciria num ápice.

Bastava dizerem-me "Oiça, caso esta República das Bananas volte a ser uma monarquia, vamos implementar como feriados nacionais todos os marcos históricos do passado deste grande país."

"Conte-me mais", diria eu nesta narrativa.


"Por exemplo, hoje celebra-se esta data terrível na nossa história... mas sabia que neste mesmo dia do ano de 1143, foi reconhecida pelo rei Afonso VII de Castela e Leão a independência de Portugal através do Tratado de Zamora?"
Pumba!, feriado nacional! O 5 de Outubro já ninguém me tira!

Ou seja, pensando bem quero é ver a monarquia de volta.
Até porque ver estes 2 atascados à porrada pra decidir quem era mais rei... convenhamos, tinha piada pá!

1 comentário:

Isabelinha disse...

Tema sensível Carlitos.. o Mateus está zangado...