quinta-feira, março 29, 2007

Anger Management (sponsorisé par le professeur Bambo)

Estava a conduzir em direcção à Praça de Espanha, subindo a R. António Augusto de Aguiar pela faixa da esquerda. Na rádio Classe FM (106.2) "bombava" a Diana Krall com «They can't take that away from me».

À minha frente parou, assim de repente e sem sinalizar, uma carrinha. Pus o "pisca" para mudar para a faixa da direita, enquanto um taxista que vinha lá ao fundo da rua resolveu acelerar só para não me deixar ir para aquela faixa.

Passou em alta velocidade, a "rasar" o espelho lateral, e como tinha baixado o vidro desse lado retorqui-lhe um "Obrigadinho" a plenos pulmões, que ele ouviu. O carro que vinha atrás do taxista deixou-me, naturalmente, mudar de faixa.

Enquanto na minha cabeça começavam a surgir pensamentos pouco apropriados acerca dos taxistas, e acumulavam-se ideias para uma teoria da condução portuguesa em geral (a falta de civismo e respeito pelo "outro" que impera nas estradas nacionais, a ideia de "racer" que todos os condutores têm, etc), eis que surge na Classe FM, o Professor Bambo.

Por acaso do destino, e enquanto tentava coordenar o turbilhão de pensamentos que me atrevessavam a mente naquele momento, apanho o taxista 50 metros à frente, parado no semáforo. Como já tinha mudado para a faixa da esquerda, fiquei lado a lado com ele, e dei-lhe aquele ar de incompreensão. Responde-me ele "Ó amigo, é a selva, é a selva"! Duas vezes, não fosse eu esquecer-me onde estava.

Deu vontade de responder "torto". Mas não consegui. E porquê? Falta de coragem? Boa educação? Nada disso! Naquele momento comecei-me a rir pois "a selva, a selva" estava no meu rádio.

Senhoras e senhores, bem-vindos ao mundo do Professor Bambo!

Professor Bambo: a ajudar desde 1944
O Professor Bambo não fala português, mas atende chamadas. Como só entende francês, precisa de uma tradutora que tem um francês de nível 2 (também conhecido como "francês à Lazlo Boloni"). Dos ouvintes que lhe ligam, só lhes exige o 1º e último nomes, bem como a data de nascimento. E voilà!, dá-se início á "sessão".

Ao telefone encontrava-se um senhor que "se sentia perseguido por espíritos, e que estes o impediam de continuar com a vida dele".
O Professor Bambo não tem dúvidas: ele tem espíritos sim senhor!

O pobre do senhor ajuda muito uma outra senhora, mas não vê retorno nisso.
O Professor Bambo diz-lhe que os amigos dele acham que ela é uma usurpadora, e que falam mal dele nas suas costas.
Resposta do senhor: "Ai falam? Pois falam.. pois devem falar, com certeza. E o que é que eles dizem?"

O Professor Bambo revela que o senhor tem problemas de álcool.
O senhor responde com prontidão: "Não tenho problema nenhum com o álcool. Eu nem bebo. Só raramente. Às vezes bebo no trabalho. Mas não bebo, e há provas disso!"

O Professor Bambo avisa que o tempo já acabou, e que tem muito interesse no caso deste senhor, por isso quer continuá-lo a ver, mas particularmente. A tradutora lá vai transmitindo esta mensagem ao senhor, que no entanto não a ouve. Isto porque insiste em perguntar ao Professor Bambo, na língua de Camões: "Onde é que você está? Eu queria muito era vê-lo! É que você é famoso."


Depois disto, já não restava qualquer indício de raiva acumulada. Pode não funcionar noutras coisas, mas para acalmar ânimos nada melhor que ouvir o Professor Bambo!!

Sem comentários: